‘Vou seguir o ano com um novo sorriso’, diz idoso em ação bucal no Abrigo São José

Centro de Especialidades Odontológicas iniciou reabilitação de saúde bucal, com os 65 idosos do abrigo; programação segue nos dias 23 e 24.

0 399

Com o objetivo de levar saúde e autoestima à população idosa do Abrigo São José, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) iniciou nesta sexta-feira, 20, uma ação de reabilitação de saúde bucal, com os 65 idosos da entidade. A programação terá continuidade nos dias 23 e 24 de setembro.

No local, os dentistas e técnicos estão fazendo uma triagem para detectar, principalmente, os casos mais complexos, como as doenças gengivais, onde há risco de bactérias migrarem para a corrente sanguínea, aumentando as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, os idosos estão recebendo kit de higiene bucal, orientações para melhoria das funções mastigatórias e novas próteses dentárias.

O idoso José Joaci, 63 anos, mora no Abrigo São José há 4 meses. Ele aprovou a iniciativa e falou da alegria com o novo sorriso. “Estou muito feliz por ter recebido o atendimento, isso valoriza cada morador daqui e beneficia muitos que precisam de tratamento. Agora, vou cuidar mais dos meus dentes e seguir o ano com um novo sorriso”, comemorou o idoso.

De acordo com a cirurgiã dentista Patrícia Lenora, a iniciativa do CEO, sobretudo, garante oportunidade e incentiva os idosos a tomarem medidas para redução da incidência de doenças bucais, que também estão relacionadas ao processo de envelhecimento.

“A maioria dos idosos já está com as raízes radiculares [dentes envelhecidos], e não há condição de reparo. Nós teremos que fazer a extração e depois a colocação da prótese. Eles também estão recebendo orientações e cuidados para melhorar as funções mastigatórias”, reforçou.

A proposta do CEO também é contemplar outras entidades filantrópicas do estado, com ações de orientação, distribuição de material e higiene bucal.

Fonte Original GEA
Comentários
Carregando...