Vacina pentavalente volta a ser distribuída nas unidades de saúde de Santana

 Vacina pentavalente volta a ser distribuída nas unidades de saúde de Santana
A Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS) informou que, na manhã desta segunda-feira (13), os 16 municípios do Estado começaram a receber doses de vacinas pentavalentes. A vacina estava em falta desde outubro do ano passado devido uma interrupção no Ministério da Saúde. 
De acordo com a SVS, estão sendo organizadas as entregas de 5 mil doses da vacina a serem divididas em todos os municípios. 
Macapá e Santana (as maiores do Estado) ficarão com um quantitativo acima do permitido, sendo 2.500 para a capital e 900 para a cidade vizinha. O restante abastecerá as unidades de saúde dos municípios do interior do estado.
A vacina pentavalente é um imunobiológico que protege contra doenças como tétano, hepatite B, difteria, coqueluche e o vírus Influenza B. 
Segundo a chefe da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Santana Monique Duarte, a remessa que será destinada à cidade portuária – com previsão de serem entregues nesta terça-feira (14) – será imediatamente distribuída entre as unidades de saúde da cidade. 
“Devido a falta dessa vacina pentavalente no Brasil, muitas crianças estão em atraso para toma-la. O Ministério da Saúde enviou um novo lote aos Estados, uma quantidade essa que não vai suprir a necessidade de todo Estado”, disse a chefe da Coordenação de Imunização da Semsa. 
Monique também alertou para que os pais procurem as unidades de saúde, caso estejam atrasados com a dosagem periódica da vacina. 
“A orientação que a coordenação de vacina do Município dá é de que os pais se atentem ao cartão e caso estejam atrasada procurem uma unidade mais próxima para realizar a vacinação”, disse. 
A partir desta terça-feira (14), a vacina já estará sendo encontrada nas Unidades Básicas de Saúde e nas Policlínicas da cidade de Santana.
Comentar no Facebook !

Notícias Relacionadas