Treinamento ensina manobra de primeiros socorros ao recém-nascido engasgado

Treinamento fez parte do encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no 'Agosto Dourado', mês de incentivo à amamentação.

0 520

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) realizou nesta sexta-feira, 9, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), uma programação voltada para servidores da saúde e população em geral. O evento marcou o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Participantes aprenderam a Manobra de Helmilich, usada nos primeiros socorros ao recém-nascido engasgado. O enfermeiro e diretor do HMML, Alex Coimbra, lembrou que é comum durante o aleitamento o bebê engasgar ou aspirar leite.

“A manobra é muito eficiente quando executada corretamente. É identificar que a criança está com as vias aéreas obstruídas, ou seja, está assinótica, e não consegue respirar, e não tem mais a função neurológica, não está com uma boa circulação, e realizar a manobra através desse processo”, disse.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação. Durante todo o mês, estão sendo realizadas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e visitas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e capacitação das equipes de atendimento.

A técnica em enfermagem Silvia Pelaes participou do curso, e, segundo ela, isso contribui para o atendimento diário dos profissionais. “Estaremos preparados para agir com rapidez em casos de urgência e emergência durante as visitas familiares ou dentro da unidade básica”, reforçou.

Banco de Leite Humano

Para se tornar uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, basta a voluntária ir até o Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, com o cartão de pré-natal, e, caso seja necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos para comprovar a saúde da voluntária.

No caso de aprovação, um cadastro será feito e ela receberá orientações sobre a assepsia da mama e os cuidados com o armazenamento do leite. A doadora pode entregar os recipientes com o leite no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o leite na residência.

O BLH também está aceitando frascos de vidro que são utilizados na coleta e armazenamento do leite materno. Além de ser de vidro, os frascos precisam ser transparentes e ter tampa de plástico rosqueável, tais como, vidro de maionese e café solúvel.

Fonte Original GEA
Comentários
Carregando...