MP-AP lança nova ferramenta de gerenciamento de processos e garante mais economia e celeridade

0 16

Menos burocracia e mais produtividade são pontos chaves da nova versão do Gerenciador de Processos Eletrônicos – Urano 2.0, lançado na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/MP-AP). Na ocasião, o secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos e o servidor Frederico Amaro, realizaram a apresentação da nova ferramenta. O sistema atende à Resolução Nº 063/2010 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Lei Nº 11.419/2006 (Processo Eletrônico).

O Urano é um software de gerenciamento de processos eletrônicos, que foi desenvolvido a partir da experiência demembros e servidores Urano trabalho de membros e servidores do MP-AP, e tem por objetivo principal manter um sistema de processo eletrônico capaz de permitir a execução de atos pelos participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo, independentemente da sua tramitação na área extrajudicial, ou administrativa.

O sistema apresenta uma interface moderna e de fácil utilização, que possibilita ao usuário um ambiente de trabalho integrado onde, no decorrer da execução das tarefas, as atividades relacionadas às tabelas unificadas do MP (Taxonomia) do membro ou servidor são registradas sem que haja a necessidades de fazê-las em separado, garantido celeridade, segurança e eficácia na prestação das informações solicitadas pela Corregedoria, CNMP e outros sistemas que estejam integrados.

Paulo Celso UranoO promotor Paulo Celso reiterou que a tecnologia muda a cada segundo e com elas precisamos ficar em constanteTI Urano atualização.  “É um trabalho desenvolvido por uma equipe comprometida, que vem trabalhando há pelo menos três meses nesta nova ferramenta. O sistema permaneceu com a mesma vertente, o que muda é a celeridade, economicidade e, consequentemente, os serviços desenvolvidos pela instituição”, frisou o Secretário-Geral da PGJ.

O servidor do MP-AP, Frederico Amaro, falou dos benefícios do novo programa: “É um sistema que irá possibilitar a integração com outros sistemas e assim fortalecer os nossos serviços. Nós realizamos visitas a outros MP’s para conhecer outros sistemas e, com isso, trazer elementos para fortalecer o nosso”.

URANO 1.0 

Equipe UranoEm 2014, o DTI/MP-AP, em parceria com o Comitê Estratégico de TI (CETI), inaugurou o projeto de implantação do Sistema de Processo Eletrônico do Ministério Público – URANO. Desde então, os processos extrajudiciais, de investigações cíveis e criminais, e administrativos do MP-AP passaram a tramitar eletronicamente.

Durante o lançamento dos sistemas, a procuradora-geral de Justiça, Dra. Ivana Lúcia Franco Cei, agradeceu o empenho da equipe em desenvolver e trabalhar no projeto. “É um trabalho intenso, que possibilitará à administração da instituição ainda mais modernidade, pois, além de responsabilidade ambiental, teremos ainda mais economia no uso de papel e maior celeridade na tramitação de nossos processos, garantindo maior segurança em nossos serviços”.
Ivana Cei Urano

MINUTO MP

Ivana Cei fez ainda o lançamento do Projeto Minuto MP, que será uma nova ferramenta utilizada pela Assessoria de Comunicação a fim de dar maiorvisibilidade à atuação institucional, por meio da produção de vídeos curtos sobre a atuação da instituição, que serão compartilhados nas redes sociais oficiais e no canal do MP-AP, no Youtube.

“O minuto MP ampliará a visibilidade da instituição à população. Nosso intuito é de que a comunidade saiba quando, onde e quem deve procurar quando chegar ao Ministério Público do Amapá”, frisou Ivana Cei.”

SERVIÇO:

Luanderson Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br

Fonte Original Ministério Público do Amapá
Comentários
Carregando...