Faixas com led vão ajudar na travessia de pedestres desatentos em Santana

Tecnologia ‘+ Light Line’ foi implantada no cruzamento da Av. Dom Pedro com a Rua Salvador Diniz, em Santana, onde o governo trabalha a Mobilidade Urbana.

0 437

Um dos cruzamentos mais movimentados de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, recebeu na noite de quarta-feira, 4, a tecnologia “+ Light Line” – led verde e vermelho no asfalto, instalado em cada extremidade da faixa de pedestre para chamar a atenção sobre a condição do semáforo. A novidade foi implantada na Av. Dom Pedro com a Rua Salvador Diniz.

O recurso faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Santana, que já garantiu 23 quilômetros de asfalto e 39 semáforos para o município.

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, de 2017, mais de 60% dos pedestres no trânsito têm o hábito de usar o celular, e mais de 70% admitem não olhar para os lados ao atravessar uma via, na faixa de pedestre.

Por ocasião dessa constatação, o Núcleo de Educação do Detran está presente no cruzamento, desde o mês de agosto, orientando pedestres sobre a utilização correta da faixa, e importância da nova tecnologia, que também já é utilizada em grandes cidades da Europa.

Para a estudante de pedagogia Adriana de Souza, a participação do Detran é importante, pois há pouco tempo não existiam muitos semáforos no município.

“É necessário esse trabalho educacional, pois, algumas pessoas são teimosas e não seguem as regras, ou estão desatentas em seus celulares e fones de ouvido”, observou.

A autônoma Elisângela Borges lembrou as ocorrências de acidentes de trânsito no perímetro agora sinalizado.

“Essa rua é muito movimentada, e já aconteceram diversos casos de acidentes aqui, por conta da desatenção, tanto dos pedestres, quanto dos motoristas”, reforçou.

O Governo do Amapá continua o trabalho de Mobilidade Urbana no município de Santana, que já recebeu semáforos nos cruzamentos da Av. Santana com a Rua Tancredo Neves, Av. Isabel com a Rua Everaldo Vasconcelos e Av. Castelo Branco com a Rua Adálvaro Cavalcante. O trabalho garantiu 23 quilômetros de vias pavimentadas, drenadas, terraplanadas, e com calçamento, meio-fio, ciclovia e sinalização.

O diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, explica que a tecnologia + Light Line possibilita mais segurança para pedestres. Segundo ele, os demais semáforos também receberão o recurso, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana.

“Isso aqui se trata de um pioneirismo na parte de sinalização do Amapá. Esse cruzamento está bem sinalizado e esse novo mecanismo garante mais segurança para quem utiliza as vias. Ao todo, já foram instalados 39 semáforos, em nove cruzamentos. Desses, sete estão todos sinalizados, e, os demais, futuramente, serão sinalizados totalmente, inclusive, com as faixas de led”, adiantou.

Fonte Original GEA
Comentários
Carregando...