Exposição revela Talentos da Amazônia

Banco da Amazônia realiza mostra cultural com obras de autoria de empregados da Instituição

0 281

Para celebrar os 77 anos do Banco da Amazônia, comemorados no dia 9 de julho, foi inaugurada no mesmo dia a I Mostra Cultural dos Empregados da Instituição, intitulada “Uma poética Interior”. A mostra é composta de 21 obras, sendo 19 fotografias e duas pinturas elaboradas com a técnica de acrílico em caneta sobre tela e madeira. São obras de autoria de 13 empregados, lotados em agências do Pará, Amapá e Maranhão.

Com a curadoria do artista plástico Emanuel Franco, a mostra traz temas diversos, as obras trazem flagrantes de pura contemplação da natureza amazônica, da vida humana, da arquitetura histórica e das festividades locais. Criada para reconhecer os colaboradores do Banco, a mostra integra o programa Revelando Talentos.

De acordo com a coordenadora da área de Qualidade de Vida do Banco, Araídina Araújo, as obras foram selecionadas por meio de um processo de seleção que se iniciou no dia 3 de junho de 2019 e teve resultado final divulgado no dia 1º de julho, onde foram escolhidas obras dentro das categorias: Pintura, fotografia, desenho, gravura, objeto e escultura. “Foram mais de 40 inscritos. Porém, foram selecionados treze empregados”, informou. Os três primeiros colocados foram Marcelo Lima, lotado em Belém, Chaiene Monteiro de Santarém-PA e Anderson Cabral de Macapá-AP.

“Os trabalhos foram apreciados por uma comissão composta de três membros sendo um representante do Banco, empregado da Secretaria Executiva, e dois especialistas (curador e produtor), contratados para selecionar as obras e realizar a exposição”, informou.

O primeiro colocado foi o engenheiro e fotógrafo Marcelo Santana Lima, com as obras Ver-o-Peso I, II e III. A primeira mostrou a cobertura típica da última roupagem da Feira e ao fundo o mercado de ferro que é o símbolo do Ver-o-peso. “A ideia foi mostrar uma perspectiva do que é a feira com o mercado de ferro por trás e margeando o rio”, explicou. A segunda obra apresenta uma perspectiva diferente do Mercado de Carne. A terceira foto mostra a Pedra do Peixe.

Terceiro colocado e colaborador da Agência localizada em Macapá-AP, Anderson Cabral fala da sua satisfação em ser selecionado para evidenciar suas fotografias. “É gratificante poder retratar um pouco da realidade Amazônica do Amapá, especificamente do município de Calçoene. Fotografar montado em cavalos, búfalos e em rabetas onde estamos em movimento é desafiador, mas valeu muito a pena registrar esses momentos”.

“A exposição busca valorizar os nossos colaboradores, que fazem parte de tudo que construímos ao longo desses 77 anos, contribuindo para o avanço e o crescimento da região, cumprindo nossa missão, que é a de desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes”, disse Valdecir Tose, presidente da Instituição.

1º Lugar: Marcelo Santana Lima
1º Lugar: Marcelo Santana Lima
1º Lugar: Marcelo Santana Lima
2º Lugar: Chaiene Siqueira
2º Lugar: Chaiene Siqueira
3º Lugar: Anderson Cabral

Veja as Fotos dos ganhadores abaixo:

Comentários
Carregando...