Encontro abordará diretrizes curriculares nacionais para a educação quilombola no Amapá

IV Encontro Estadual de Gestores Quilombolas será nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no auditório da Ueap, em Macapá.

0 486

O Governo do Estado do Amapá (GEA) vai promover no período de 28 a 30 de agosto, o IV Encontro Estadual de Gestores Quilombolas. O evento acontecerá de 8h às 12h, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá. Esta edição tratará a temática “Políticas públicas afirmativas educacionais no processo de formação para a melhoria do fazer pedagógico na educação escolar quilombola”.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2ZlLA0j. Podem se inscrever gestores escolares, professores, estudantes e sociedade civil. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação (Neer/Seed), com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/AP).

Este ano, serão abordadas informações pertinentes às Diretrizes Curriculares Quilombolas. A proposta é contribuir para a troca de experiências educacionais sobre o assunto, bem como a valorização das boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares que se encontram em áreas remanescentes quilombolas, ou que atendam alunos provenientes dessas áreas, e à formação continuada de seus profissionais da educação.

O encontro terá palestras, oficinas e minicursos para os docentes, técnicos, e comunidade acadêmica do Amapá, e vai oportunizar a divulgação, exposição de trabalhos e produções científica e pedagógica referente aos estudos afro-brasileiro.

Programação:

Quarta-feira (28/08)

8h30 – Abertura oficial

8h40 – Dinâmica laboral

9h às 10h30- Palestra: As minorias sociais: racismo e políticas educacionais de inclusão no Brasil.

10h30 – Intervalo

10h40 às 12h – Palestra: “Políticas públicas afirmativas educacionais: no processo de formação para a melhoria do fazer pedagógico na educação escolar quilombola”

Quinta-feira (29/08)

8h às 8h20 – Dinâmica de socialização e apresentação cultural

8h20 às 9h30 – Estatuto da rede de escolas quilombolas do Amapá

9h30 às 10h40 – Palestra: “O território quilombola no ordenamento jurídico brasileiro”

10h40 – Intervalo

10h50 às 12h – Palestra: “A educação quilombola e sua interface com a educação do campo: desafios na construção do projeto político pedagógico nas escolas quilombolas”

Sexta-feira (30/08)

8h – Apresentação cultural

8h30 às 9h45- Palestra: terras quilombolas e sua regulamentação

09h45 – Intervalo

09h55 às 11h20

Oficinas:

1) Turbante;

2) Caixinha de marabaixo de bambu;

3) Bonecas abayomi;

4) Poesia afroamapaense;

5) Flores de marabaixo;

6) Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação.

11h30 – Socialização das oficinas

12h – Encerramento

Fonte Original GEA
Comentários
Carregando...