DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: VOLUNTÁRIOS RECOLHEM MAIS 4 TONELADAS DE LIXO DA ORLA DO SANTA INÊS

0 457

Aproximadamente 100 voluntários recolheram 4.120 quilos de lixo (4 toneladas) das margens do rio Amazonas na ação do Dia Mundial da Limpeza, na orla do Santa Inês, em Macapá. O evento foi coordenado pelo Instituto Limpa Brasil e aconteceu no último sábado, 21, simultaneamente em 158 países, com o objetivo de promover a conscientização sobre o descarte irregular de lixo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Macapá foi parceira do evento. O secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Pimentel, ressaltou a preocupação do Município com a conscientização sobre o tema. “É sempre importante o Município estar presente nessas ações. Já realizamos esse trabalho por meio da Secretaria de Manutenção Urbanística, mas quando há um parceiro em um dia que marca o Dia da Limpeza, a prefeitura tem que estar presente e hoje estamos aqui com a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional apoiando este evento”.

“A intenção do evento é alertar e mobilizar a população para a questão ambiental e descarte incorreto do lixo, principalmente o plástico. Todo dia é dia de manter os espaços públicos limpos e hoje é um dia especial, pois mais de 20 milhões de pessoas participam deste evento no mundo todo, buscando essa conscientização”, destaca a representante do Instituto Limpa Brasil, Gabriela Lustosa.

O estudante de administração Mateus Azevedo explicou o que motivou a participar da atividade. “A disciplina que eu mais gostei na faculdade foi a de gestão ambiental, quando eu aprendi sobre a preservação do meio ambiente, quando eu entendi que temos que preservar o meio ambiente do planeta para as futuras gerações”.

“Hoje, estamos reunidos para contribuir para chamar a atenção da população que não precisamos de um dia especial para cuidar do meio ambiente, e sim cada um fazer a sua parte no dia a dia. Com pequenas ações de preservação, iremos conseguir minimizar os impactos de poluição dos rios e espaços públicos”, ressaltou Laís Rodrigues, representante do Greenpeace Macapá.

Sobre a data

O Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day 2019) é uma ação cívica mundial realizada pelo movimento “Let’s do it!”, que surgiu inspirado em uma ação realizada na Estônia, onde, no dia 3 de maio de 2008, 50 mil voluntários limparam mais de 10 mil toneladas de lixo, deixando a Estônia totalmente limpa em apenas 5 horas.

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Semur

Fonte Original Prefeitura de Macapá
Comentários
Carregando...