Amapá e Ministério da Saúde fazem parceria para combater doenças em áreas indígenas

0 486

Na manhã desta sexta-feira, 26, em Brasília, o Governo do Amapá oficializou um conjunto de ações com o Ministério da Saúde para combater doenças transmissíveis em áreas indígenas.

A cooperação foi firmada durante encontro entre o superintendente da Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, e a secretária especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi.

De acordo com Malafaia, o foco da parceria é atuar em áreas indígenas, como as dos municípios de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, combatendo, principalmente, doenças que vêm deixando em alerta essa população, como malária e tuberculose.

Essas regiões receberão, a partir do segundo semestre deste ano, reforço do ministério para a execução do ciclo de combate a essas doenças, tratamento com acompanhamento, ações de educação em saúde, dentre outras atividades preventivas.

“A parceria entre a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá e o Ministério da Saúde trará ao estado resultados positivos, melhorando o combate em áreas indígenas e não indígenas nos municípios que necessitam de assistência para eliminar essas doenças”, destacou o gestor.

A secretária Silvia Nobre Waiãpi falou que o reforço do governo federal está garantido para melhorar a saúde das populações tradicionais.

“Essa é uma proposta de uma parceria efetiva no combate à malária e tuberculose dentro do estado do Amapá. É uma parceria completamente atuante no combate a essas doenças que tanto atingem o povo, com grande colaboração para melhoria do povo do Amapá”, reforçou Silvia Waiãpi.

Comentários
Carregando...